De acordo com o despacho conjunto da Direção Geral de Saúde e Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, publicado a 22 de Outubro de 2021, que vem operacionalizar a alteração trazida pela Lei n.º 46/2019 de 8 de julho, à Lei n.º 34/2013 de 16 de maio, dispomos de certificação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e de provas psicológicas aferidas para a população portuguesa, para realizar a Avaliação da aptidão psicológica do pessoal de vigilância.
Destinatários:
– Vigilantes
– Seguranças-Porteiros
– Vigilantes de Proteção e Acompanhamento Pessoal
– Vigilantes de Transporte de Valores
– Assistentes de Recinto Desportivos
– Assistentes de Registo de Espetáculos
– Assistentes de Portos e Aeroportos
– Fiscais de Exploração de Transportes Públicos
– Operador de Central de Alarmes
Licenciatura em Terapia da Fala.
Certificação em Método Dolf – Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico.
Formação complementar em Língua Gestual Portuguesa (Nível I).
A Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais e do comportamento.
A base do diagnóstico é constituída por diversas fontes de informação, nomeadamente a avaliação médica geral, o exame do estado mental e história clínica psiquiátrica, bem como testes psicológicos e neuropsicológicos.
Atualmente, a psiquiatria dispõe de inúmeras alternativas para a promoção de estabilidade emocional e psíquica. Não hesite em procurar ajuda especializada e conheça os recursos que possibilitam a promoção da saúde mental e física, bem como a recuperação do bem-estar e da qualidade de vida.
Mestre em Psicologia Clínica.
Formação complementar em Avaliação Psicológica de Condutores.
Formação complementar em Coordenação Pedagógica.
Formadora certificada pelo IEFP.
Orientadora de Estágios Profissionais, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses 2017/2018.
Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses 2018/2019.
Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses 2021/2022.
Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses 2022/2023.
Candidatura ao abrigo da iniciativa Prémios Empreendedor XXI, no ano de 2018.
Licenciatura em Engenharia de Segurança no Trabalho.
Habilitação de nível 4, no Quadro Geral de Qualificações, na área de técnico de higiene e segurança no trabalho.
Formação desenhada de forma individualizada e de acordo com as reais necessidades de cada individuo ou grupo (empresarial/ institucional).
A formação à medida visa diagnosticar as necessidades de formação; planear estrategicamente a necessidade de formação profissional; organizar, implementar e acompanhar a formação; e avaliar e validar a formação desenvolvida.
Acreditamos que promover as competências pessoais, sociais e emocionais dos que servem a sociedade, a tornará sempre melhor.
O desenvolvimento de formações à medida é estudado de forma personalizada, visando colmatar as necessidades identificadas.
Entre em contacto connosco.
A formação especializada tem como objetivos principais a expansão de conhecimentos e/ou sua atualização e o reforço de competências em áreas específicas. Permite a valorização no mercado de trabalho e contribuir para a sua distinção entre os outros.
Wokshops de formações especializadas disponíveis nas nossas redes sociais e presencialmente nas nossas instalações.
Licenciatura em Enfermagem.
Enfermeira Pós-Graduada em Supervisão Clínica em Enfermagem.
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica (reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros), Padrões de Qualidade, Formação, Sistemas de Informação e Gestão de Serviços de Enfermagem.
Licenciatura em Enfermagem e Reabilitação psicomotora.
Mestre em domínio cognitivo e motor.
Formadora certificada pelo IEFP.
A realizar investigação de mestrado em médico cirúrgica.
Licenciatura em Nutrição.
Graduação em Artes de escrita.
Cursos de formação: Nutrição Desportiva; Nutrição em estética e coaching nutricional.
Graduada em Artes de escrita pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.
Formadora certificada pelo IEFP.
Participação científica em congressos na área de ciências da Nutrição.
Participação em voluntariado em IPSS e associações internacionais.
Atividade Científica
Autora de artigos científicos.
Participação de estudos emocionais e de obesidade infantil.
Divulgação de portes científicos na área da obesidade.
Mentora de projetos de saúde publica.
Escritora de crónicas de revistas científicas on-line.
Co-autora de livros de receitas saudáveis.
Licenciatura em Terapia da Fala.
Mestrado em Educação Especial, grupo cognitivo ou motor.
Pós-graduação em: Motricidade Orofacial.
Licenciatura em Terapia da Fala.
Pós-Graduação em: Disfagias Orofaríngeas; Motricidade Orofacial; e Neuropsicologia de Intervenção.
Licenciatura em Terapia da Fala, com formação complementar em Grandes Síndromes Geriátricas e Demências.
Pós-Graduada em MOF – Motricidade Orofacial.
Licenciatura em Terapia da fala.
Pós-Graduação em Disfagias Orofaríngeas.
Licenciatura em Terapia da Fala.
Formação Complementar em Comunicação Ampliada Alternativa (CAA) e Autismo.
Formação Complementar em Atenção Conjunta e Envolvimento – Desenvolvimento Comunicativo de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
Formação Complementar em Avaliação e Intervenção em Processamento Fonológico. Especialização em Comunicação Aumentativa e Alternativa
Licenciatura em Terapia Ocupacional.
Especialização em Equitação Terapêutica.
Especialização em Terapia Snoezelen.
helenamendes@ser-mais.pt
Licenciada em Terapia Ocupacional.
Pós-graduação em Integração Sensorial e Neurodesenvolvimento em Pediatria.
Especializações na área de Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo e Psicopatologia da Criança e do Adolescente.
Mestre em psicologia clínica e da saúde.
Especialização avançada em psicopatologia e psicoterapia da criança e adolescente.
Formação complementar intensiva em avaliação neuropsicológica.
Formadora certificada pelo IEFP.
Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialização em avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes.
Formação complementar em coordenação pedagógica.
Formadora certificada pelo IEFP.
Os adolescentes são uma população muito especial: ou muito ativos ou sedentários. Estão sujeitos a grandes doses de alterações hormonais e o seu crescimento muito rápido e isso pode trazer alterações posturais muito acentuadas, como por exemplo: a escoliose.
As lesões musculares, articulares e tendinosas, bem como as lesões desportivas são muito comuns e conhecidas, mas cada vez mais as dores de cabeça, a ansiedade e o stress tomam um lugar relevante na qualidade de vida dos jovens adolescentes.
A Osteopatia oferece um conjunto de técnicas de tratamento eficazes na regulação dos sistemas fisiológicos afetados, tornando-se um contributo valioso e fundamental na prevenção e/ou tratamento de diversas condições clínicas nesta faixa etária: patologias respiratórias (asma, rinite, otite serosa, etc.); alterações posturais; alterações na pegada(pé raso ou pé cavo); escoliose; lesões desportivas; dores de cabeça; ansiedade; stress; bruxismo; alterações da tempomandibular; distúrbios de sono; e, dores de crescimento.
Para além da abordagem de osteopatia no tratamento específico para as problemáticas apresentadas, também será fornecido aconselhamento geral para um melhor desenvolvimento da criança.
Licenciada em Terapia Ocupacional.
Especialização em terapia de Snoezelen.
Formação complementar em pilates clínico.
Mestre em Psicologia Clínica.
Voluntariado na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Curso de Especialização em Dificuldades Específicas de Aprendizagem.
Formadora certificada pelo IEFP.
A enfermagem é uma profissão centrada no cuidado do utente, da sua família e da comunidade, devendo ir ao encontro de diferentes dimensões: as físicas, as sociais e as psicológicas. A enfermagem pretende melhorar e recuperar a saúde dos indivíduos, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível.
Desta forma, a enfermagem realiza inúmeras intervenções, entre elas a medição da tensão arterial e glicémia, colheitas de sangue para análises, prestação de primeiros socorros, orientações quanto à preparação de pacientes para consultas e exames, realização de exames físicos, administração de medicação, tratamento de feridas, entre outras.
Ramo da Psicologia que se dedica ao estudo dos processos psíquicos e o comportamento do ser humano, durante a prática desportiva.
Esta área da Psicologia objetiva conhecer e otimizar as condições internas do desportista para atingir o seu potencial máximo a nível físico, tácito e técnico, começando por compreender a forma como se sentem afetados e de que forma esses obstáculos interferem na sua saúde física e mental.
O psicólogo do desporto auxilia o atleta a gerir as pressões excessivas que podem culminar no comprometimento da sua saúde, atuando diretamente em múltiplos campos, nomeadamente autocontrole, atenção e memorização, motivação, redução de ansiedade, promoção de autoconfiança, definição de objetivos específicos e prevenção de síndromes diversos.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que intervém com pessoas de todas as faixas etárias. A Terapia Ocupacional tem como principal objetivo capacitar as pessoas para que realizem as atividades que compõem o seu dia-a-dia de forma mais autónoma e independente, através da utilização de técnicas e estratégias específicas para a sua condição clínica.
Veja o vídeo e conheça melhor a atuação do terapeuta ocupacional.
A Psicologia Clínica é uma especialidade da Psicologia que se dedica a avaliar, diagnosticar e intervir nas mais diversas problemáticas e em todas as faixas etárias. Os psicólogos clínicos são, então, profissionais especializados que, através de técnicas científicas e abordagens terapêuticas não farmacológicas, promovem uma melhor compreensão e funcionamento da pessoa, trabalhando ao nível dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, visando alcançar diminuição da sintomatologia e alcançar o seu bem-estar biopsicossocial.
Veja o vídeo e conheça melhor a atuação do psicólogo clínico.
O Decreto-Lei nrº37/2014, de 10 de março, procedeu a alterações ao Código da Estrada e aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC). Este regulamento introduziu novas regras, nomeadamente em matéria de competências para a realização da avaliação psicológica.
A Avaliação Psicológica de Condutores, habitualmente designada de “psicotécnicos”, consiste numa avaliação obrigatória para condutores (renovação de carta de condução) ou candidatos a condutores (obtenção de carta de condução) que objetivem conduzir determinados tipos de veículos, ou executar determinados tipos de transportes (condutores profissionais e respetivas formações específicas).
Esta avaliação é realizada por psicólogos, com formação específica na área, com recurso a instrumentos de avaliação aferidos para a população portuguesa e nos termos exigidos pelo IMT; avaliam as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.
A avaliação médica de condutores objetiva a avaliação dos condutores ou candidatos a condutores, de veículos motores, a nível físico e mental, para obtenção ou revalidação das cartas de condução, assim como a frequência de formação para condutores profissionais (transporte coletivo de crianças, taxistas, entre outros)
Após a avaliação, é emitido o respetivo atestado de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir.
De acordo com a portaria nº 316/2001 de 02-04-2001 esta área está relacionada com a condução/pilotagem de navios, aviões e outros meios de transporte e com o controlo dos seus movimentos.
Esta área incide na formação sobre transportes; condução de gruas e de camiões; controlo de tráfego aéreo; formação de condutores; navegação (aérea, marítima, etc.); serviços de entregas e tecnologia de navegação.
Ações desta área disponíveis nas nossas redes sociais e presencialmente nas nossas instalações.
De acordo com a portaria nº 316/2001 de 02-04-2001 esta área está relacionada com os cuidados de saúde dispensados aos doentes e às pessoas deficientes ou inválidas e com a assistência concedida aos médicos e outros profissionais da medicina e da saúde no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Esta área de formação objetiva a aquisição de conhecimentos relativos ao cuidado ao outro que se encontre com dependências funcionais e/ou orgânicas, bem como a aprendizagem de comportamentos preventivos de doença.
Ações desta área disponíveis nas nossas redes sociais e presencialmente nas nossas instalações.
De acordo com a portaria nº 316/2001 de 02-04-2001 esta área incide sobre aquisição de comportamentos; capacidades de comunicação; aptidões sociais; argumentação e apresentação; autoestima; competências intelectuais; cooperação; gestão de tempo; competências de liderança no quadro do desenvolvimento pessoal; facilidade de expressão e técnicas de procura de emprego.
Esta área de formação objetiva promover conhecimentos que visem melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades pessoais que contribuam para a construção do conhecimento humano e para o descobrir de toda a sua potencialidade individual.
Ações desta área disponíveis nas nossas redes sociais e presencialmente nas nossas instalações.